quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dias relacionados com "A CRIANÇA"




24 de Março: Dia do Estudante;

2 de Abril: Dia Internacional do Livro Infantil;

15 de Maio: Dia Mundial da Família;

1 de Junho: Dia Mundial da Criança;


4 de Junho: Dia Internacional das Crianças vítimas inocentes de agressão;

16 de Junho: Dia da Criança Africana;

12 de Julho: Dia Mundial contra o trabalho Infantil;

20 de Julho: Dia Internacional da Amizade;

3 de Outubro: Dia da Infância;


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

As perguntas das crianças.


Às vezes dá-nos a impressão de que a criança é um pequeno filósofo. Fazem perguntas a que nenhum adulto consegue responder de uma forma satisfatoria e ficamos completamente surpreendidos, sem saber o que responder. São perguntas sobre o amor, a vida e a morte.

AMOR

"Pai gostas de mim?"-"Claro que gosto! Como podes peguntar isso?"
As crianças têm uma necessidade de saber que não vão perder o amor dos pais. É um elemento importante no desenvolvimento das crianças e é razoavel que a criança queira fazer averiaguações por si mesma num tema que lhe diz respeito tão directamente.

VIDA

"Donde vêm as crianças?"- Ao inicio contentam-se com a historia da cegonha, mas depois colocam perguntas mais complicadas e a reação do adulto é :"isso não podes entender". Contudo há crianças mais atrevidas, e nesse caso deve-se estabelecer um diálogo para conhecer as suas duvidas e ideias e os pais devem aceitar as ideias das crianças e não as corrigir automaticamente.

MORTE


A Criança tem a necessidade de saber que os seus pais não vão morrer. Este tema surge quando num ambiente proximo ocorre o falecimento de alguem proximo, como um avô ou avó. Muitas vezes a criança pergunta "que farias se eu morrese?" e deste modo ela tenta entender o que os pais sentem por ela.

Todas as crianças passam por esta fase e deve ser entendida como uma fase transitoria que e pode até ser enriquecedora para pais e filhos.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Exploração do trabalho infantil




Muitas crianças e adolescentes são explorados, principalmente pelas empresas transnacionais, nos países menos desenvolvidos. E o país onde mais se verifica esta realidade é nas regiões mais pobres Brasil.




Pensamos que o Brasil é só Carnaval e telenovelas contudo há crianças que devido à necessidade de ajudar financeiramente a família trabalha de uma forma desumana, e tudo isto porque provêm de famílias muito pobres e com muitos filhos.



Estas pequenas crianças trabalham em sítios sem condições nenhumas e trabalham em canaviais (canas de açúcar), em minhas de carvão, em mecânica, em cutelarias (locais onde se fabricam instrumentos de corte), na metalurgia e junto a fornos quentes, entre outros.



Este tipo de trabalho é punido por lei, mas visto que são os pais destas crianças que muitas vezes as mandam trabalhar a justiça quase nunca lhes é aplicada.



Muitos de nós vivemos dentro de uma redoma, muito longe desta realidade e por vezes devíamos abrir os olhos e ver que há crianças que nunca provaram um bocadinho deste sabor da nossa redoma.




quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mimo e Sorriso






Quem nao se lembra dos miminhos da nossa infância e de todos os sorrisos que estavam estampados nos nossas carinhas doces ?

É a melhor altura da vida do ser humano. Não temos preocupações e nosso mundo é mesmo cor-de-rosa, afinal de contas a nossa maior preocupação devia ser o proximo Nenuco, ou jogo que iamos pedir aos papás.

Mas hoje em dia há crianças que não têm miminhos nem motivos para sorrir, pois a infância foi-lhes roubada. É, principalmente, por estas crianças que temos de fazer o mundo um lugar melhor e dar um bocadinho de atenção aos problemas que nos passam despercebidos aos nossos olhos virados para o nosso proprio umbigo!

Ajudar as instituições que apoiam crianças mal-tratadas, orfãs, não custa e para elas é O MELHOR MIMO E SORRISO que lhe podemos dar :D

Porque todos nós temos DIREITO A UMA INFÂNCIA FELIZ...