Às vezes dá-nos a impressão de que a criança é um pequeno filósofo. Fazem perguntas a que nenhum adulto consegue responder de uma forma satisfatoria e ficamos completamente surpreendidos, sem saber o que responder. São perguntas sobre o amor, a vida e a morte.AMOR"Pai gostas de mim?"-"Claro que gosto! Como podes peguntar isso?"
As crianças têm uma necessidade de saber que não vão perder o amor dos pais. É um elemento importante no desenvolvimento das crianças e é razoavel que a criança queira fazer averiaguações por si mesma num tema que lhe diz respeito tão directamente.
VIDA"Donde vêm as crianças?"- Ao inicio contentam-se com a historia da cegonha, mas depois colocam perguntas mais complicadas e a reação do adulto é :"isso não podes entender". Contudo há crianças mais atrevidas, e nesse caso deve-se estabelecer um diálogo para conhecer as suas duvidas e ideias e os pais devem aceitar as ideias das crianças e não as corrigir automaticamente.
MORTEA Criança tem a necessidade de saber que os seus pais não vão morrer. Este tema surge quando num ambiente proximo ocorre o falecimento de alguem proximo, como um avô ou avó. Muitas vezes a criança pergunta "que farias se eu morrese?" e deste modo ela tenta entender o que os pais sentem por ela.
Todas as crianças passam por esta fase e deve ser entendida como uma fase transitoria que e pode até ser enriquecedora para pais e filhos.